quinta-feira, 24 de abril de 2014

Tu me amas?


A Bíblia é mesmo um livro maravilhoso não é? Toca profundamente nossos corações... ah o amor de Deus por nós nos deixa extasiados. O fato é que Deus nos ama tanto, mas será que correspondemos a esse amor? Vale a pena refletir nisso e não apenas refletir mas diante da análise sobre nosso modo de viver, clamar ao Pai para que Ele aqueça nossos corações com o amor verdadeiro, pois somente esse amor para aquecer o coração congelado. Uma passagem da Palavra de Deus que quero citar hoje para discutir sobre o nosso amor a Deus, está em João 21.15-18: 
Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, Tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros". Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor Tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas". Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, Tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas. Digo-lhe a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir". Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: "Siga-me! "

João 21:15-19

Vemos que Jesus pergunta a Pedro por 3 vezes: 'Tu me amas?' e ele responde que o ama, mas Jesus queria saber qual a intensidade desse amor, porque Pedro antes desse episódio tinha negado a Cristo por 3 vezes, e assim Ele fez essa pergunta por 3 vezes também. Nesse momento Jesus estava trabalhando na vida de Pedro, dando uma nova oportunidade de declarar o seu amor por Ele. Encontrei um texto no site O Evangelho de Jesus, que explica muito bem o que Jesus queria de Pedro:

Quando Jesus pergunta a primeira vez a Pedro se ele o amava mais do que os outros discípulos, ele estava perguntando no sentido Ágape. Isto é, se Pedro realmente reconhecia Ele como Deus, se O amava acima de todas as coisas e por tudo que Jesus fez até aquele momento. 

Contudo, Pedro, que já havia aprendido que as ações falavam mais que as palavras, pois sua fidelidade a Deus havia sido testada e reprovada quando ele negou a Jesus, foi sincero e respondeu que amava, mas utilizando o amor no sentido Phileo. Assim, também aconteceu na segunda vez que Cristo perguntou. 

Mas há uma diferença na terceira pergunta. Quando Jesus pergunta: Simão, filho de Jonas, amas-me?, no original grego, parafraseando, é como se ele perguntasse: Tu me amas Phileo, Pedro? (como se dissesse: é só este o teu amor por mim?). 

E, neste momento, a Bíblia diz que Pedro, entristecendo-se, disse pela terceira vez: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Penso que é como se Pedro tivesse dito: Senhor, tu sabes de tudo, que eu queria poder te amar mais, não posso mentir nem me esconder de Ti. O meu amor por Ti hoje é limitado, phileo. 

Daí, penso em como é importante, de tempos em tempos, meditarmos sobre como é o nosso amor pelo Senhor. Ele tem sido sacrificial? Sem segundas intenções? Amamos a Deus acima da nossa família, da nossa profissão, dos nossos sonhos, e da nossa própria vida (Mt 10.37)? Ou temos amado a Deus de maneira limitada, com interesse de ser auto-beneficiado? 

Querido, Deus não aceita nada menos do que o nosso amor INTEGRAL por ele (Ef. 6.24). 

Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema (maldito). Maranata! 1 Coríntios 16:22 

Se não temos amor pelo Senhor, não conhecemos o amor, porque ele é o próprio amor (I Jo 4.8). Logo, para quê nos enganarmos? Se não o amamos (ainda) acima de tudo e todos, e com toda a nossa alma, coração e entendimento, porque não contarmos isso ao Senhor? Ele ama um coração sincero, dependente de Deus. 

- Eros: amor romântico, de um homem para uma mulher 
- Philia ou Phileo: amor fraternal, limitado 
- Ágape: amor divino, altruísta, amor perfeito, sem interesse. 

Tudo começa com o amor, se você ama Deus sobre todas as coisas. Você vai aprender a amar o seu irmão, você vai trabalhar para o Senhor, enfim fazer tudo que agrada a Ele. O maior mandamento é o amor, se faltar o amor, estaremos devendo tudo! A pergunta que Deus está fazendo a mim e você nesses dias é: "Tu me amas?" 

Ouça a esse pregação do Pr. Luciano Subirá que traz uma mensagem que pouco se fala ultimamente, sobre o nosso amor a Deus. Seja encorajado a viver esse amor!

Andréia Camila